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terça-feira, 10 de novembro de 2015

O blog: uma visão das atividades
      

            Durante o segundo semestre de 2015, criamos um blog com objetivo de trabalhar a história da matemática e mostrar como essa disciplina pode ser desenvolvida no cotidiano dos alunos. No começo da existência do homem (na pré-história) utilizava-se pedra para fazer contagem. Na Grécia, a matemática se viu em franca evolução, por meio dos pensadores como Tales e Pitágoras que viajaram à Babilônia e ao Egito em busca de novas descobertas da ciência exata da matemática, principalmente, para ver a forma como os gregos calculavam.
  Podemos observar que outros povos, tais quais os chineses, árabes e indianos, tinham suas características próprias para utilizar métodos para desenvolver a matemática, desde gravetos a números negativos, cálculos, número zero, álgebra, uma linguagem que trabalha os padrões dos números.  Outra invenção muito relevante para a história da matemática foi o ábaco, a máquina de cálculo que esteve presente em várias civilizações. Atualmente é utilizado em sala de aula, contribuindo para o aprendizado do aluno na contagem dos números e nas operações de somar, subtrair, multiplicar e dividir.
            O plano de aula ou planejamento, também é um fator de extrema importância, pois permite ao professor melhor se organizar com os conteúdos que serão trabalhados em sala de aula durante o período letivo, possibilitando maior flexibilidade no remanejamento caso haja alguma dificuldade de aprendizagem. É essencial que, ao aprender as operações matemáticas, os alunos também detenham conhecimento sobre os aspectos e fundamentos desse sistema. Nesse sentido, cabe destacar a importância do cálculo mental, uma vez que ele possibilita uma maior individualização nas estratégias de aplicação da matemática por cada indivíduo, mesmo porque, é uma forma amplamente usada no cotidiano para a realização de contas, de forma que o estudante se habitua a enfrentar problemas corriqueiros.
        Tendo em vista essas observações com relação à matemática principalmente na educação das crianças, faz-se necessário que elas não apenas ouça a explicação do professor, mas também que tenha contato com objetos que lhes favoreçam na aprendizagem prática do cotidiano.
O docente precisa diversificar as atividades, podendo utilizar noção de quantidade, de qualidade, estimulando a capacidade do conhecimento da criança, para que, por si mesma, descubra a noção dos números, percebendo a ligação deles com objeto, usando assim o seu conhecimento físico, cultural e social.  
O blog contribuiu para esclarecer, melhor entender  a história da matemática e seus mecanismos. Para explicar essa disciplina dentro da sala de aula, pelo qual ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade para trabalhar com os números e cálculos, com as crianças, que estão tendo contato com o mundo da matemática. Muitos ficam ansiosos e curiosos para descobrir os conflitos e resolvê-los, por isso é preciso entender que as crianças ativas têm sede do saber, pois se sentem desafiadas, mas é fundamental que criem estratégias para que todos os alunos se sintam motivados a enfrentar seus medos e seus conflitos matemáticos.
Portanto, considerando este trabalho como ato de pesquisa, não podemos nos calar diante das inúmeras referências bibliográficas que nos foi oferecida para contemplarmos essa tão rica experiência de nos aprofundarmos nos estudos e adquirirmos conhecimento, uma vez que os autores Constance Kamii e Isaac Asimov foram os escolhidos pelo grupo na apresentação das diferentes formas e técnicas operatórias adotadas por cada um desses autores.

 Referência Bibliográfica

Imagem disponível em: <http://baudefiguras.blogspot.com.br/2013/09/15-figuras-dia-das-criancas-imagens.html>                                  

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