O blog: uma visão das atividades
Durante
o segundo semestre de 2015, criamos um blog com objetivo de trabalhar a
história da matemática e mostrar como essa disciplina pode ser desenvolvida no
cotidiano dos alunos. No começo da existência do homem (na pré-história) utilizava-se
pedra para fazer contagem. Na Grécia, a
matemática se viu em franca evolução, por meio dos pensadores como Tales e
Pitágoras que viajaram à Babilônia e ao Egito em busca de novas descobertas da
ciência exata da matemática, principalmente, para ver a forma como os gregos
calculavam.
Podemos
observar que outros povos, tais quais os chineses, árabes e indianos, tinham
suas características próprias para utilizar métodos para desenvolver a
matemática, desde gravetos a números negativos, cálculos, número zero, álgebra,
uma linguagem que trabalha os padrões dos números. Outra invenção muito relevante para a história
da matemática foi o ábaco, a máquina de cálculo que esteve presente em várias
civilizações. Atualmente é utilizado em sala de aula, contribuindo para o aprendizado
do aluno na contagem dos números e nas operações de somar, subtrair,
multiplicar e dividir.
O plano de aula ou planejamento,
também é um fator de extrema importância, pois permite ao professor melhor se
organizar com os conteúdos que serão trabalhados em sala de aula durante o
período letivo, possibilitando maior flexibilidade no remanejamento caso haja
alguma dificuldade de aprendizagem. É essencial que, ao aprender as operações
matemáticas, os alunos também detenham conhecimento sobre os aspectos e fundamentos
desse sistema. Nesse
sentido, cabe destacar a importância do cálculo mental, uma vez que ele
possibilita uma maior individualização nas estratégias de aplicação da
matemática por cada indivíduo, mesmo porque, é uma forma amplamente usada no
cotidiano para a realização de contas, de forma que o estudante se habitua a
enfrentar problemas corriqueiros.
Tendo em vista essas
observações com relação à matemática principalmente na educação das crianças,
faz-se necessário que elas não apenas ouça a explicação do professor, mas também
que tenha contato com objetos que lhes favoreçam na aprendizagem prática do
cotidiano.
O docente precisa diversificar as atividades,
podendo utilizar noção de quantidade, de qualidade, estimulando a capacidade do
conhecimento da criança, para que, por si mesma, descubra a noção dos números, percebendo
a ligação deles com objeto, usando assim o seu conhecimento físico, cultural e
social.
O blog contribuiu para esclarecer, melhor
entender a história da matemática e seus
mecanismos. Para explicar essa disciplina dentro da sala de aula, pelo qual
ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, a
capacidade para trabalhar com os números e cálculos, com as crianças, que estão tendo contato com o
mundo da matemática. Muitos ficam ansiosos e curiosos para descobrir os
conflitos e resolvê-los, por isso é preciso entender que as crianças ativas têm
sede do saber, pois se sentem desafiadas, mas é fundamental que criem
estratégias para que todos os alunos se sintam motivados a enfrentar seus medos
e seus conflitos matemáticos.
Portanto, considerando este trabalho como ato de
pesquisa, não podemos nos calar diante das inúmeras referências bibliográficas
que nos foi oferecida para contemplarmos essa tão rica experiência de nos
aprofundarmos nos estudos e adquirirmos conhecimento, uma vez que os autores Constance
Kamii e Isaac Asimov foram os escolhidos pelo grupo na apresentação das
diferentes formas e técnicas operatórias adotadas por cada um desses autores.
Referência Bibliográfica
Imagem disponível em: <http://baudefiguras.blogspot.com.br/2013/09/15-figuras-dia-das-criancas-imagens.html>
Nenhum comentário:
Postar um comentário