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domingo, 8 de novembro de 2015

A Importância do Cálculo Mental para a Construção do Conceito de Número


    Considera-se cálculo mental um conjunto de procedimentos de cálculos que podem ser analisados e articulados diferentemente por cada indivíduo para a obtenção mais adequada de resultados exatos ou aproximados, com ou sem o uso do lápis e papel. Os procedimentos de cálculo mental se apoiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações, e colocam em ação diferentes tipos de escritas numéricas, assim como diferentes relações entre os números. O Cálculo mental permite maior flexibilidade de calcular, bem como maior segurança e consciência na realização e confirmação dos resultados esperados, tornando-se relevante na capacidade de enfrentar situações-problema.
     O cálculo mental é uma das formas mais ágeis que encontramos, no dia a dia, para resolver contas. Dentre as formas utilizadas nos deparamos ,também, com a calculadora, a estima do resultado com base nas experiências anteriores e, claro, a conta através da escrita que é a mais utilizada nas escolas.
     Há algum tempo, ensinar algoritmo para fazer contas era o mais indicado, pois, acreditava-se na economia de tempo para a resolução das contas, o ponto máximo que se poderia chegar nesta disciplina de matemática. (GENTILE; GURGEL, 2009).
  Mas tratando-se da importância do cálculo mental, outros autores afirmam que é fundamental para que as crianças possam se familiarizar com os números e explorar caminhos díspares na resolução dos problemas, permitindo-as a não recorrer rapidamente ao cálculo escrito, no qual necessitam de maior tempo para chegar ao resultado.
     Apesar de não ser muito estimulada pelas escolas, a prática do cálculo mental é uma forma importantíssima de desenvolver habilidades cognitivas como a atenção, a memória e a concentração. O mesmo, também, contribui para um maior domínio da escrita e agilidade, além de permitir que a criança perceba algumas propriedades e regularidades das operações, pois ao trabalhar o cálculo mental a criança se encontra em posição de assimilação para com o conceito de número, se não houver essa construção de conceito, não será possível chegar ao nível necessário de abstração para a realização de cálculo.
    Dessa forma, afirma Gentile; Gurgel (2009) que "se por um lado o uso de fórmulas permite organizar o raciocínio, registrá-lo, lê-lo e chegar a resposta, por outro, fixa o aprendizado somente nessa estratégia", de forma a levar o aluno ao ensino mecânico, sem entender exatamente o que e por que está fazendo.


Referências Bibliográficas

ASIMOV, Isaac. No mundo dos números. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

A importância do Cálculo mental. Disponível em:
<criscalimona.blogspot.com.br/2013/05/etapa-4-passo-3-importancia-do-calculo.html>

GENTIL, Paola; GURGEL, Thais. Cálculo mental: contas de cabeça e sem errar. Revista escola abril, 2009. Disponível em:
<revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/cabeca-errar-500351.shtml
    


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