Páginas

domingo, 8 de novembro de 2015

Além da autora Constance Kamii, 


optamos também por Isaac Asimov




    O matemático Isaac Asimov ao escrever o livro 'No mundo dos números' em 1995,  considerou que o ensino-aprendizagem da matemática com relação à escrita dos cálculos e as técnicas operatórias eram simples e abrangentes ao mesmo tempo, pois enfatizava uma ciência díspares de todas as outras e estava inserida em nossas vidas.
    Para Isaac, a aprendizagem da matemática podia-se iniciar da maneira mais simples e natural, pois a mesma estava e está presente no dia a dia, seja numa passagem de ônibus, nas compras, na culinária, nas numerações de roupa e sapato, nos calendários, não podendo assim passar despercebida. Uma de suas teorias, na contagem, usa-se os dedos como base e ao superar essa etapa segue a utilização do ábaco, chegando, assim, ao sistema decimal. Apresenta, também em sua teoria os logaritmos e os números imaginários.
    Tal desenvolvimento de estratégias pessoais para se calcular vai ao encontro das tendências recentes da psicologia do desenvolvimento cognitivo, que apontam para a importância de uma aprendizagem com significados e desenvolvimento da autonomia do aluno.



Por que escolhemos Isaac Asimov?

    Isaac Asimov foi um dos mais importantes autores e mestre da ciência e da matemática, suas obras são caracterizadas pela linguagem simples e seu modo diferente de contar uma boa história patente na maioria de seus contos, prevalecendo-se de um bom senso de humor.  Representante da ficção científica, serviu de inspiração para outros importantes escritores e foi um pioneiro na construção de robôs. Suas obras oferece aos leitores uma gama variada de futuros para a humanidade.


Referências Bibliográficas

http:/pedagogasanhanguera2013.blogspot.com.br/2013/05/4-passo-1equipe-pesquisarna.html

Fotos extraídas do google imagem disponível em:< http://www.acaricaturadobrasil.com
/2012/02/constance-kamii.html> Acesso em 8 Nov. 2015

http://www.popularmechanics.com/culture/a11/you-must-read-isaac-asimovs-long-lost-essay-on-how-to-be-creative-17339782/

ASIMOV, Isaac. No mundo dos números. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.



Nenhum comentário:

Postar um comentário