PLANO DE AULA SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
ESCOLA:
DISCIPLINA: Matemática
PROFESSOR
(A): Patrícia S. Souza TURMA: 5º ano Fund. I
DURAÇÃO:
4
h/a
TEMA: A História
da Matemática: a construção dos números considerando a apropriação da
linguagem.
COMPETÊNCIAS:
Conscientização,
reflexão e valorização da história e do conceito de números.
HABILIDADES:
Conhecer a história dos números a partir das civilizações antiga.
Compreender o uso e as funções dos números.
Perceber
e se apropriar do sistema de numeração nos dias de hoje.
OBJETIVOS
GERAIS
Trabalhar o tema proposto, sua
importância e as diversas possibilidades de desafios e hipóteses a serem levantadas
sobre os números, utilizando como exemplo a situação vivida pelo aluno em seu
ambiente familiar e o meio ambiente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Observar
com atenção os propósitos apresentados no texto.
Valorizar
a importância da história da matemática.
Entender
o que os números e a história significa para o bem da humanidade.
Refletir
sobre o assunto.
Propor
atividades sobre o assunto.
Desenvolver
a autocrítica.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS – História da
matemática, a importância dos números e relacionados a linguagem.
PROCEDIMENTAIS – Observar
atentamente o que o texto propõe. Valorizar a importância que tem a história
para entender os números. Refletir sobre o conceito apresentado. Propor
atividades que possam favorecer a aprendizagem. Desenvolver o senso crítico.
ATITUDINAIS - Conhecimento e
compreensão dos conteúdos, reflexão e socialização
DESENVOLVIMENTO
1º Passo: Iniciar a aula com o
texto, abaixo, sobre o tema, pedindo que os alunos se ofereçam para ler com a
mediação da professora.
2º Passo: Projeção em vídeo sobre
“A história da matemática” que será utilizado para iniciar a discussão sobre o assunto
e reforçar a conversa explicando o vídeo.
3º Passo: Lançar uma pergunta
no quadro” Por que precisamos aprender matemática e qual a relação com a
linguagem”? Pedir que respondam oralmente e, em seguida, explicar o papel
fundamental dos números em nossas vidas.
4º Passo: Pedir para os alunos
construírem uma redação sobre o tema abordando tudo que foi visto em sala de
aula, considerando vídeo, discussão e ambiente familiar.
5º Passo: Dividir a turma em 6
grupos. Cada grupo ficará responsável em produzir um cartaz sobre o assunto em
discussão.
6º Passo: Exposição dos
cartazes elaborados pelos alunos retratando a importância dos números relacionando
o conteúdo que está sendo aplicado formalmente.
7º Passo: Após ter apresentado
os conteúdos e para finalizar a aula, abrir uma roda de conversa para perguntas
e respostas, assim podendo sanar as dúvidas.
RECURSOS
Vídeo, giz, lousa, caderno, cartolina,
piloto, lápis de cor, lápis preto, borracha, cola, figuras para ilustrar o
cartaz, purpurina, lantejoula, copo, água, sabão, bacia, toalha.
AVALIAÇÃO
Será realizada após observar a
coerência entre a atividade escrita e o que foi discutido em sala de aula; a
participação de todos na elaboração dos cartazes dentro do processo
sócio-individualizado e os objetivos operacionais.
.
Neste plano de aula, houve a participação da aluna Regina Marassato
Nenhum comentário:
Postar um comentário