Páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2015


PLANO DE AULA SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA



ESCOLA:                                                          DISCIPLINA: Matemática
PROFESSOR (A):  Patrícia S. Souza               TURMA: 5º ano Fund. I
DURAÇÃO: 4 h/a

TEMA: A História da Matemática: a construção dos números considerando a apropriação da linguagem.

COMPETÊNCIAS: Conscientização, reflexão e valorização da história e do conceito de números.

HABILIDADES:

Conhecer a história dos números a partir das civilizações antiga.
Compreender o uso e as funções dos números.                         
Perceber e se apropriar do sistema de numeração nos dias de hoje.

OBJETIVOS GERAIS

Trabalhar o tema proposto, sua importância e as diversas possibilidades de desafios e hipóteses a serem levantadas sobre os números, utilizando como exemplo a situação vivida pelo aluno em seu ambiente familiar e o meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Observar com atenção os propósitos apresentados no texto.
Valorizar a importância da história da matemática.
Entender o que os números e a história significa para o bem da humanidade.
Refletir sobre o assunto.
Propor atividades sobre o assunto.
Desenvolver a autocrítica.

CONTEÚDOS

CONCEITUAIS – História da matemática, a importância dos números e relacionados a linguagem.

PROCEDIMENTAIS – Observar atentamente o que o texto propõe. Valorizar a importância que tem a história para entender os números. Refletir sobre o conceito apresentado. Propor atividades que possam favorecer a aprendizagem. Desenvolver o senso crítico.

ATITUDINAIS - Conhecimento e compreensão dos conteúdos, reflexão e socialização

DESENVOLVIMENTO

1º Passo: Iniciar a aula com o texto, abaixo, sobre o tema, pedindo que os alunos se ofereçam para ler com a mediação da professora.

2º Passo: Projeção em vídeo sobre “A história da matemática” que será utilizado para iniciar a discussão sobre o assunto e reforçar a conversa explicando o vídeo.

3º Passo: Lançar uma pergunta no quadro” Por que precisamos aprender matemática e qual a relação com a linguagem”? Pedir que respondam oralmente e, em seguida, explicar o papel fundamental dos números em nossas vidas.

4º Passo: Pedir para os alunos construírem uma redação sobre o tema abordando tudo que foi visto em sala de aula, considerando vídeo, discussão e ambiente familiar.

5º Passo: Dividir a turma em 6 grupos. Cada grupo ficará responsável em produzir um cartaz sobre o assunto em discussão.

6º Passo: Exposição dos cartazes elaborados pelos alunos retratando a importância dos números relacionando o conteúdo que está sendo aplicado formalmente.

7º Passo: Após ter apresentado os conteúdos e para finalizar a aula, abrir uma roda de conversa para perguntas e respostas, assim podendo sanar as dúvidas.

RECURSOS
Vídeo, giz, lousa, caderno, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis preto, borracha, cola, figuras para ilustrar o cartaz, purpurina, lantejoula, copo, água, sabão, bacia, toalha.

AVALIAÇÃO
Será realizada após observar a coerência entre a atividade escrita e o que foi discutido em sala de aula; a participação de todos na elaboração dos cartazes dentro do processo sócio-individualizado e os objetivos operacionais.
.




Neste plano de aula, houve a participação da aluna Regina Marassato

Nenhum comentário:

Postar um comentário