Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Propostas de atividades referente à duas situações relacionadas ao cotidiano 




Os números se fazem presentes em toda nossa rotina do dia a dia e isso não se faz diferente quando falamos de crianças, pois desde muito cedo elas vivenciam e presenciam ações de troca, venda, reunião e distribuição de objetos.
Segundo Lenner (1995) afirma que as noções matemáticas adquiridas nessas práticas informais possibilitam às crianças realizar pequenos cálculos, selecionar canais de televisão, comparar idades de seus familiares, reconhecer endereços, números de telefones entre outros. 
No contexto escolar, estas praticas não devem ser desconsideradas, uma vez que há importância de consideremos os conhecimentos prévios e que estes são pontos de partida para as aprendizagens futuras. 
Kammi (1995) afirma que a construção do conceito de número é construído por cada criança a partir de todos os tipos de relações que ela cria entre os objetos, e de acordo com a autora podemos dizer que a construção do numero se faz através do próprio sujeito e das relações que ele estabelece com a leitura do mundo.




Situação 9 - ao usar o calendário:



a) Que ano foi antecessor deste ano? E qual será o sucessor?

b) Quantas semanas completas há nesse mês?

c) Use uma conta de multiplicação para descobrir quantos dias formam estas semanas completas juntas. Mostre seu raciocínio.

d) Após as três semanas completas, quantos dias ficam faltando para completar o mês?

e) Em qual dia da semana foi comemorado Corpus Christi?

f) Em qual dia cairá o  terceiro domingo do mês?




Situação 3 - ao comprar produtos



Todas estas atividades foram aplicadas em uma turma de 16 alunos do 3º ano do ensino fundamental. Os alunos já tinham o conhecimento do conteúdo aplicado que foi ensinado e contextualizado há duas semanas que antecederam as atividades. Alguns alunos ainda apresentaram dúvidas nas atividades, mas a grande maioria já aplicou o conceito e não apresentaram grandes dúvidas, portanto o objetivo foi alcançado e o conteúdo da disciplina será reforçado e aplicado em futuras atividades.


KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.
LERNER de Zunino, Delia.. A matemática na escola: aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1995.



Nenhum comentário:

Postar um comentário