O CALENDÁRIO MENSAL
Planejamento para disciplina de
Matemática: 3º Ano do Ensino Fundamental I.
Conteúdo: Calendário
Ano de ensino: 3º ano
Tema: O calendário mensal.
Mês trabalhado: Junho
Objetivo:
- Compreender os dias do calendário mensal; trabalhar as operações matemáticas e o raciocínio lógico.
- Caderno, lápis, borracha.
- É necessário que os alunos tenham conhecimento do calendário e sua função social.
Atividade motivacional:
- Conversar com a turma a respeito do uso do calendário, por exemplo fazer com que as ideias e experiências sejam exploradas de forma que contribuam para a discussão coletiva.
- Elaborar questionamentos como: Como sabemos em que dia da semana será o feriado?
Encaminhamento metodológico:
- Com o calendário exposto na sala de aula, iniciar uma breve explicação sobre dia mês e ano, enfatizando os dias comemorativos, enfim deixar a imaginação fluir e explorar este material ao máximo. Depois, apresentar a atividade em folha que deverá ser desenvolvida de acordo com a situação proposta.
Avaliação:
Nesta atividade, os alunos serão avaliados durante o processo de resolução da atividade individualmente, de forma diagnóstica.
Referências Bibliográficas:
http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/home.html
Plano de Aula 2
Vamos ao Circo?
Planejamento para disciplina de Matemática – 3º Ano do Ensino Fundamental I.
Disciplina: MatemáticaConteúdo: Operações utilizando a multiplicação ou adição
Ano de ensino: 3º ano
Tema: Vamos ao Circo?
Objetivo:
- Conhecer as possibilidades de produtos que podem ser encontrados no circo; Estabelecer ligação de compra ou consumo utilizando a adição, subtração, multiplicação ou divisão na atividade que será aplicada; Entender o processo aplicado.
Material:
- Folha sulfite, lápis, borracha, cola e caderno de matemática
- Ter conhecimento sobre o assunto trabalhado ( circo) e os objetos que nele se encontram partindo da subjetividade de cada aluno. Compreender as operações matemáticas e possuir prévio conhecimento em interpretação de texto.
Atividade motivacional:
- Para que a atividade seja desenvolvida, é preciso que o educador fale a respeito do tema, conteúdo a ser trabalhado, se possível mostrando através de revistas ou vídeos, como é o circo e o que tem dentro e fora dele, pois pode ser que haja crianças que não conheçam o circo.
- Pedir para as crianças falarem o que conhecem sobre o circo. Perguntar à elas quais produtos são vendidos no circo. Após a conversa aplicar a atividade correspondente, que será trabalhada através da interpretação do problema para realização de cálculos.
Avaliação:
Nesta atividade, os alunos serão avaliados durante o processo de resolução da atividade individualmente, coletivamente e de forma diagnóstica.
Referências Bibliográficas:
http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/home.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário