Páginas

sábado, 24 de outubro de 2015

Plano de Aula de Matemática

O CALENDÁRIO MENSAL


Planejamento para disciplina de Matemática: 3º Ano do Ensino Fundamental I.

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Calendário
Ano de ensino: 3º ano
Tema: O calendário mensal.
Mês trabalhado: Junho

Objetivo:
  • Compreender os dias do calendário mensal; trabalhar as operações matemáticas e o raciocínio lógico.
Material:
  • Caderno, lápis, borracha.
Conhecimento prévio:
  • É necessário que os alunos tenham conhecimento do calendário e sua função social.

Atividade motivacional:
  • Conversar com a turma a respeito do uso do calendário, por exemplo fazer com que as ideias e experiências sejam exploradas de forma que contribuam para a discussão coletiva.
  •  Elaborar questionamentos como: Como sabemos em que dia da semana será o feriado?
Encaminhamento metodológico:
  • Com o calendário exposto na sala de aula, iniciar uma breve explicação sobre dia mês e ano, enfatizando os dias comemorativos, enfim deixar a imaginação fluir e explorar este material ao máximo. Depois, apresentar a atividade em folha que deverá ser desenvolvida de acordo com a situação proposta.


Avaliação:

Nesta atividade, os alunos serão avaliados durante o processo de resolução da atividade individualmente, de forma diagnóstica.


Referências Bibliográficas: 
http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/home.html



Plano de Aula 2

Vamos ao Circo?

 
Planejamento para disciplina de Matemática – 3º Ano do Ensino Fundamental I.

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Operações utilizando a multiplicação ou adição
Ano de ensino: 3º ano
Tema: Vamos ao Circo?


Objetivo:
  • Conhecer as possibilidades de produtos que podem ser encontrados no circo; Estabelecer ligação de compra ou consumo utilizando a adição, subtração, multiplicação ou divisão na atividade que será aplicada; Entender o processo aplicado.

Material:
  • Folha sulfite, lápis, borracha, cola e caderno de matemática
Conhecimento prévio:
  • Ter conhecimento sobre o assunto trabalhado ( circo) e os objetos que nele se encontram partindo da subjetividade de cada aluno. Compreender as operações matemáticas e possuir prévio conhecimento em interpretação de texto.

Atividade motivacional:
  • Para que a atividade seja desenvolvida, é preciso que o educador fale a respeito do tema, conteúdo a ser trabalhado, se possível mostrando através de revistas ou vídeos, como é o circo e o que tem dentro e fora dele, pois pode ser que haja crianças que não conheçam o circo.
Encaminhamento metodológico:
  •  Pedir para as crianças falarem o que conhecem sobre o circo. Perguntar à elas quais produtos são vendidos no circo. Após a conversa aplicar a atividade correspondente, que será trabalhada através da interpretação do problema para realização de cálculos.

Avaliação:

Nesta atividade, os alunos serão avaliados durante o processo de resolução da atividade individualmente, coletivamente e de forma diagnóstica.


Referências Bibliográficas: 
http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/home.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário