Páginas

sábado, 24 de outubro de 2015

Aprendendo resolver matemática 

      A matemática para criança é uma descoberta curiosa de aprendizagem que sempre está levando a sua inteligência a novos desafios no campo da observação e concentração. É uma disciplina que mexe com o raciocínio lógico da criança que se sente desafiada a essas novas descobertas para seu começo do conhecimento sobre os números e as operações que vão surgindo: somar, multiplicar, dividir e subtrair. É essencial que ao aprender as operações matemáticas o aluno tenha conhecimento dos números, e sobre os aspectos e fundamentos do nosso sistema matemático. Dessa forma, o aprendizado de unidade, dezenacentena e depois como armar e efetuar uma conta é fundamental. A matemática é uma disciplina que se usa diariamente para comprar, pagar, emprestar, pois sempre está se usando números para indicar valores.  
    Diante de tudo que foi exposto, a atividade realizada em sala de aula consistiu na adaptação das situações 9 (uso de calendário) e 3 (comprar produtos). Os alunos deveriam responder a questões tendo como base o calendário e na outra situação, os alunos foram expostos a um exercício em que responderam às perguntas sobre uma compra hipotética. Uma das principais dificuldades encontradas nessas atividades foi a confusão entre os algarismos das dezenas e das centenas. Nesse caso, é fundamental que o professore volte à explicação de uma forma mais transparente para fazer com que o aluno compreenda melhor a situação que está sendo solicitado no momento, pois a matemática nada mais é do que interpretar textos e captar os indicadores que está sendo pedido. 
  Tendo em vista esse objetivo, a matemática deve ser aprendida de forma organizada, desenvolvendo o raciocínio lógico da criança, levando em consideração o que o aluno já sabe do seu convívio social, cultural e com o que ele aprende na escolaNa escola a criança deve envolver-se com atividades matemáticas que a educam sempre usando atividades de maneira que seja de uma linguagem simples e com operações matemática que sejam de fácil compreensão para o alunoA criança tem muitas formas para aprender sobre calendários, por exemplo, começando pele data do seu aniversário, da mamãe, do irmão dos avôs, perguntando o dia de aniversário de cada um. A matemática tem como objetivo preparar o aluno para uma base acadêmica de fundo lógico, garantindo um conhecimento e um domínio sobre as operações, cálculos, e problemas matemáticos que surgirão durante toda vida do cidadão.      


Outras atividades que podem ser trabalhadas de acordo com as situações do dia a dia.


                                                  
                           

              

  A matemática está sempre em nossas vidas e cada vez mais presente em uma necessidade diária e constante.
  Nós precisamos da matemática é essencial aprender matemática começando pelos números, e somas com palitinhos, ou tampinhas de garrafas.
    Trabalhar conceitos matemáticos visa a formação de cidadãos competentes. A nossa sociedade exige cidadãos capazes de organizar o pensamento e interpretar as informações, elaborar e solucionar contextos das crianças que  envolvam a compreensão de conceitos simples de adição, subtração, multiplicação e divisão.
   A matemática desenvolve o raciocínio como todas as disciplinas sendo ela a mais poderosa, trabalhando com os números e cálculos. Aprendendo a raciocinar melhor e mais rápido, a matemática precisa de concentração que é um desafio tendo prazer em superá-lo, aprender matemática exige muito treino e esforço. Existem muitos jogos que ajudam no aprendizado dessa disciplina e facilita a sua compreensão aprendendo, brincando e se divertindo, deixando o brincar mais divertido. Exemplos: banco imobiliário, batalha naval, jogo de memória etc.


Referências:
amatematicanocotidianodacriança-zigzig.zaa
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/9-motivos-estudar-matematica-641079.shtml


Fotos de atividades retiradas do google imagens.

Plano de Aula de Matemática

O CALENDÁRIO MENSAL


Planejamento para disciplina de Matemática: 3º Ano do Ensino Fundamental I.

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Calendário
Ano de ensino: 3º ano
Tema: O calendário mensal.
Mês trabalhado: Junho

Objetivo:
  • Compreender os dias do calendário mensal; trabalhar as operações matemáticas e o raciocínio lógico.
Material:
  • Caderno, lápis, borracha.
Conhecimento prévio:
  • É necessário que os alunos tenham conhecimento do calendário e sua função social.

Atividade motivacional:
  • Conversar com a turma a respeito do uso do calendário, por exemplo fazer com que as ideias e experiências sejam exploradas de forma que contribuam para a discussão coletiva.
  •  Elaborar questionamentos como: Como sabemos em que dia da semana será o feriado?
Encaminhamento metodológico:
  • Com o calendário exposto na sala de aula, iniciar uma breve explicação sobre dia mês e ano, enfatizando os dias comemorativos, enfim deixar a imaginação fluir e explorar este material ao máximo. Depois, apresentar a atividade em folha que deverá ser desenvolvida de acordo com a situação proposta.


Avaliação:

Nesta atividade, os alunos serão avaliados durante o processo de resolução da atividade individualmente, de forma diagnóstica.


Referências Bibliográficas: 
http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/home.html



Plano de Aula 2

Vamos ao Circo?

 
Planejamento para disciplina de Matemática – 3º Ano do Ensino Fundamental I.

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Operações utilizando a multiplicação ou adição
Ano de ensino: 3º ano
Tema: Vamos ao Circo?


Objetivo:
  • Conhecer as possibilidades de produtos que podem ser encontrados no circo; Estabelecer ligação de compra ou consumo utilizando a adição, subtração, multiplicação ou divisão na atividade que será aplicada; Entender o processo aplicado.

Material:
  • Folha sulfite, lápis, borracha, cola e caderno de matemática
Conhecimento prévio:
  • Ter conhecimento sobre o assunto trabalhado ( circo) e os objetos que nele se encontram partindo da subjetividade de cada aluno. Compreender as operações matemáticas e possuir prévio conhecimento em interpretação de texto.

Atividade motivacional:
  • Para que a atividade seja desenvolvida, é preciso que o educador fale a respeito do tema, conteúdo a ser trabalhado, se possível mostrando através de revistas ou vídeos, como é o circo e o que tem dentro e fora dele, pois pode ser que haja crianças que não conheçam o circo.
Encaminhamento metodológico:
  •  Pedir para as crianças falarem o que conhecem sobre o circo. Perguntar à elas quais produtos são vendidos no circo. Após a conversa aplicar a atividade correspondente, que será trabalhada através da interpretação do problema para realização de cálculos.

Avaliação:

Nesta atividade, os alunos serão avaliados durante o processo de resolução da atividade individualmente, coletivamente e de forma diagnóstica.


Referências Bibliográficas: 
http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/home.html