Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2015

PERGUNTAS DESAFIADORAS SOBRE O APRENDIZADO COM O ÁBACO 



Para elencarmos aqui algumas perguntas desafiadoras sobre o material, propusemos ao aluno algumas atividades para fazer com o uso do ábaco.

O desafio foi aplicado em uma criança de 8 anos regularmente matriculada no 3º ano do ensino fundamental que aprendeu na disciplina de matemática no semestre anterior a manusear o ábaco e fazer algumas trocas. Iniciaremos com a seguinte proposta:

1. Qual o número representado no ábaco abaixo?



a) 2.417

b) 247

c) 2047

d) 7142





Como a criança já tem conhecimento do ábaco, espera-se que ela responda a letra a.


2. Converta uma dezena em unidade.
3. Represente no ábaco uma centena e converta-a em dezenas.
4. Coloque no ábaco duas dezenas, tire dezessete unidades. Quanto ficará?
5. Coloque no ábaco nove dezenas, subtraia três dezenas, divida em dois. Qual é o número final?
6. Qual a dificuldade que você sentiu usando o ábaco ao responder as questões?

Ao observamos a criança, mesmo já sabendo que ela tinha conhecimentos sobre o material, percebemos um pouco de dificuldade no desafio de número 4, pois para elaborar este desafio, houve a necessidade da criança fazer a troca de dezenas para unidade, só assim ela pôde entender que o resultado final seria 3. A mesma dificuldade surgiu no desafio de número 5.
De qualquer maneira a criança conseguiu realizar os desafios e após lembrarmos ela das trocas que seriam necessárias para a resolução, ela desenvolveu as atividades de maneira positiva, ou seja, de acordo como o que estava sendo proposto.

domingo, 20 de setembro de 2015

Atividades de livros didáticos que se utilizam de ábacos como recurso para compreensão das casas decimais

1. No ábaco abaixo, Cristina representou um número. Que número é esse?


(A) 1.314
(B) 4.131
(C) 10.314




Aprendendo mais:





Identificar os números no ábaco e depois resolver algumas situações-problema. Observe:


Qual é o número representado pelo ábaco: A: _______ B: _______ C: __________
Agora, utilizando o espaço abaixo para realizar as operações, responda com muita atenção:
a. Some o número do ábaco A com o número do ábaco C. O resultado será: _____
b. Subtraia o número do ábaco A com o número do ábaco C. O resultado será: ___
c. Some o número do ábaco B com o número do ábaco C. O resultado será: _____
d. Subtraia o número do ábaco B com o número do ábaco C. O resultado será: ___
e. Some o número do ábaco B com o resultado do item a. O resultado será: ______
f. Subtraia o número do ábaco B com o resultado do item b. O resultado será: ____



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnicaAulaehtml?=21281


sábado, 19 de setembro de 2015

ATIVIDADES COM O ÁBACO


Nome da Criança: Alícia de Almeida Rocha da Silva
Idade: 10 Anos
Série: 5° Fundamental I



ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2


ATIVIDADE 3


  1)   Qual reação da criança ao ver a atividade?
  Achou diferente, pois nunca havia feito na escola.

 2)   Quais questionamentos a criança fez a respeito da proposta?
 A princípio perguntou o que deveria fazer, e com a explicação conseguiu responder todas as questões sem errar nenhuma. O número foi analisado pela criança, se houve apenas unidade e dezena, e assim a aluna realizou a atividade colocando em prática o uso do ábaco.


Referências Bibliográficas:

Disponível em:
http://matematicainfantil1.blogspot.com.br/p/atividades.html/Acesso em:22 Set.2015.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

CURIOSIDADES SOBRE O ÁBACO


    Sabemos que o ábaco é um instrumento antigo de fazer cálculos, porém algumas curiosidades a respeito do mesmo são bem interessantes como a dos alunos chineses que conseguem fazer contas complexas com o ábaco, mais rapidamente do que o ocidental equipado com uma moderna calculadora. Embora a calculadora apresente a resposta instantaneamente, eles conseguem terminar o cálculo antes mesmo de seu competidor acabar de digitar os algarismos no teclado da calculadora.
    


   Uma outra curiosidade é que o ábaco asteca conhecido como 'nepohualtzitzin' foi descoberto através de escavações arqueológicas recentes, acredita-se que surgiu entre 900 - 1000 d.C. Era feito de grãos de milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira, utilizava-se uma contagem de base 20 com 5 dígitos e era composto de 7 linhas e 13 colunas, já que esses números eram sagrados para os astecas que estabeleciam o calendário como base sendo, 18 meses de 20 dias cada e mais um curto período ou mês de minuto de 5 dias.
    Mas não é só de curiosidades que se apresenta o ábaco, tem por finalidade incentivar, ludicamente, o aluno a identificar o sistema de numeração decimal que é proposto, o fator de ter valor posicional, a utilização das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão em sua representação e a quantidade de símbolos utilizados. Esses processos que fazem a diferença ao aplicá-lo na atividade.


Ábaco Lúdico Brasileiro


    Existem ábacos de várias formas, mas seria interessante que a criança construísse seu próprio ábaco utilizando-se de materiais recicláveis, despertando, assim, seu interesse em aprender não só a matemática, mas possibilitando o desenvolvimento cognitivo através de sua criatividade. Dessa forma, mostrando que ela é capaz de produzir e aprender.



                      




    Partindo do perfil do ábaco, alguns inventos surgiram que serão expostos como mera ilustração e também curiosidade, que apesar de serem reinventados, podem ser usados normalmente como  ábaco.



  



    E por consequência a tecnologia avançada proporcionou a invenção do ábaco do futuro que permite realizar operações matemáticas complicadas, as contas são pequenas maçãs que se movem lentamente.


Invenção da Apple por Joaquin Baldwin



Referência Bibliográficas


RAMOS, Danielle De Miranda. "Ábaco"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/matematica/o-abaco.htm>. Acesso em 03 set. 2015.

Vida de profa. Ábaco de cordão. Postado em 22 mar. 2010. Disponível em:
<http://vidadeprofa.blogspot.com.br/2010/03/abaco-de-cordao.html>. Acesso em 03 set. 2015.

Abacaxi pobre. Ábaco egípcio. postado em 11 mai. 2012. Disponível em:
<http://abacaxipodre.blogspot.com.br/2012/05/dos-primeiros-computadores-primeira.html>.
Acesso em 03 set. 2015.




    


O uso do ábaco

O ábaco é a primeira máquina de cálculo inventada pelo homem. Trata-se de um instrumento em forma de uma moldura com botões ou arame direcionada no sentido vertical se mantendo cada um em sua direção. Ele representa as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidade de milhar, dezena de milhar, centena de milhar, unidade de milhão). O bastão é composto por 10 bolinhas, as operações são feitas a partir do sistema posicional fixando os elementos de contagem   (fichas, bolas e contas) Isso permite deslizá-los livremente. O ábaco tem sua origem provável na China ou Japão há mais de 5.500 anos e é uma continuação das contagens dos dedos das mãos e dos pés. Empregado no processo do sistema decimal de cálculo, é utilizado até hoje para ensinar as crianças nas operações de somar e subtrair. Os ábacos têm ajudado muito nas escolas, facilitando a aprendizagem dos alunos principalmente no que se refere ao sistema numérico.

Tipo de ábaco
Momento histórico do sugimento
Utilidades para a humanidade
Ábaco mesopotâmico


 
Surge por volta 2400 a.C, na região da Mesopotâmia. O período histórico corresponde à antiguidade.
O primeiro ábaco foi  elaborado em cima de uma pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia e os números eram adicionados. As bolas de pedras também ajudavam nos cálculos.
Ábaco Babilônia


Surgiu por volta de 2300 a.C. Os babilônios também são célebres pela criação do alfabeto cuneiforme, o qual deve ter sido derivado de uma representação do ábaco.
Os babilônios utilizavam esses ábacos para operação de adição e de subtração. No entanto, esse dispositivo primitivo provou ser mais difícil de calcular e mais complexo.
Ábaco egípcio


Surge no antigo império egípcio, por volta do segundo milênio a.C. Arqueológos encontraram discos antigos de vários tamanhos que provavelmente foram utilizados  como material de cálculo.

O ábaco egípcio foi  mencionado pelo historiador grego Crabertotous e a direção do ábaco egípcio era oposta a do ábaco grego e tinha forma de disco. O ábaco contribui para o  dinamismo da matemática.
 Ábaco grego

É considerado o ábaco com formato de tábua mais velho, encontrado em 1846 na ilha grega de Salamina datado de  300 a.C. Ele é feito de mármore e mede 149 cm de comprimento com 75 cm de largura e 4,5 cm de espessura e há 5 grupos de demarcação.
O ábaco grego tem como objetivo facilitar cálculo matemático que seriam complexos, pois precisariam de uma total e absoluta concentração para alguém poder resovê-los. Eram chamados pelo nome abakion.
 Ábaco romano


  

Várias espécies de ábaco romano foram encontradas. O ábaco era um método de ensinar a calcular na Roma antiga. Linhas marcadas indicavam unidades, meias dezenas, dezenas, etc.
Utilizavam com a numeração romana o sistema de contagem contrária contínuo até a queda de Roma. A forma de contagem frouxa foi encontrada, mostrando assim a reconstrução. Tem oito longos sulcos contendo até 5 bolas em cada e 8 sulcos menores tendo tanto uma ou nenhuma bola.
Ábaco indiano


Acredita-se ter aparecido como fonte no século I. Abhidharmakosa descreve a sabedoria e o uso do ábaco na Índia por volta do século V. Escrivães indianos já estavam dispostos a gravar o resultado do ábaco.
Usava shunya (zero) para indicar a coluna vazia no ábaco.
 Ábaco chinês


É encontrado no livro do século I da dinastia Ham oriental. Os suanpan (ábaco chinês) têm 20 cm de altura e vêm em variadas larguras. Costuma ter sete hastes. Existem duas bolas em cada haste na parte de cima e cinco na parte de baixo, para números decimas e hexadecimais.
Ao contrário dos simples ábacos utilizado nas escolas, muitas técnicas eficientes para o suanpan(ábaco chinês) foram feitas para calcular operações que utilizam a multiplicação, divisão, adição, subtração, raiz quadrada e raiz cúbica.
Ábaco Japonês




Por volta de 1600 d.C os japoneses fizeram adaptação do ábaco chinês 1/5 chamado de sorabem. O ábaco ¼ fabricado até hoje no Japão surgiu por volta de 1930.
Os japoneses utilizam o sistema decimal e optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.


Referências Bibliográficas
Disponível em: amatematicasecreta.blogspot.com/2013/04/o-abaco.html. Acesso em 14 de set. de 2015.
Disponível em: descompliqueamatematica.blogspot.com/.../tipos-de-abaco-e-sua-historia. Acesso em 14 de set. de 2015.



terça-feira, 1 de setembro de 2015


PLANO DE AULA SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA



ESCOLA:                                                          DISCIPLINA: Matemática
PROFESSOR (A):  Patrícia S. Souza               TURMA: 5º ano Fund. I
DURAÇÃO: 4 h/a

TEMA: A História da Matemática: a construção dos números considerando a apropriação da linguagem.

COMPETÊNCIAS: Conscientização, reflexão e valorização da história e do conceito de números.

HABILIDADES:

Conhecer a história dos números a partir das civilizações antiga.
Compreender o uso e as funções dos números.                         
Perceber e se apropriar do sistema de numeração nos dias de hoje.

OBJETIVOS GERAIS

Trabalhar o tema proposto, sua importância e as diversas possibilidades de desafios e hipóteses a serem levantadas sobre os números, utilizando como exemplo a situação vivida pelo aluno em seu ambiente familiar e o meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Observar com atenção os propósitos apresentados no texto.
Valorizar a importância da história da matemática.
Entender o que os números e a história significa para o bem da humanidade.
Refletir sobre o assunto.
Propor atividades sobre o assunto.
Desenvolver a autocrítica.

CONTEÚDOS

CONCEITUAIS – História da matemática, a importância dos números e relacionados a linguagem.

PROCEDIMENTAIS – Observar atentamente o que o texto propõe. Valorizar a importância que tem a história para entender os números. Refletir sobre o conceito apresentado. Propor atividades que possam favorecer a aprendizagem. Desenvolver o senso crítico.

ATITUDINAIS - Conhecimento e compreensão dos conteúdos, reflexão e socialização

DESENVOLVIMENTO

1º Passo: Iniciar a aula com o texto, abaixo, sobre o tema, pedindo que os alunos se ofereçam para ler com a mediação da professora.

2º Passo: Projeção em vídeo sobre “A história da matemática” que será utilizado para iniciar a discussão sobre o assunto e reforçar a conversa explicando o vídeo.

3º Passo: Lançar uma pergunta no quadro” Por que precisamos aprender matemática e qual a relação com a linguagem”? Pedir que respondam oralmente e, em seguida, explicar o papel fundamental dos números em nossas vidas.

4º Passo: Pedir para os alunos construírem uma redação sobre o tema abordando tudo que foi visto em sala de aula, considerando vídeo, discussão e ambiente familiar.

5º Passo: Dividir a turma em 6 grupos. Cada grupo ficará responsável em produzir um cartaz sobre o assunto em discussão.

6º Passo: Exposição dos cartazes elaborados pelos alunos retratando a importância dos números relacionando o conteúdo que está sendo aplicado formalmente.

7º Passo: Após ter apresentado os conteúdos e para finalizar a aula, abrir uma roda de conversa para perguntas e respostas, assim podendo sanar as dúvidas.

RECURSOS
Vídeo, giz, lousa, caderno, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis preto, borracha, cola, figuras para ilustrar o cartaz, purpurina, lantejoula, copo, água, sabão, bacia, toalha.

AVALIAÇÃO
Será realizada após observar a coerência entre a atividade escrita e o que foi discutido em sala de aula; a participação de todos na elaboração dos cartazes dentro do processo sócio-individualizado e os objetivos operacionais.
.




Neste plano de aula, houve a participação da aluna Regina Marassato